Rota Esportiva

Quando é e quais os possíveis potes para o sorteio da Copa do Mundo?
Postado em: 12/10/2017 - 15:30 Atualizado em: 12/10/2017 - 15:44 Publicado por: Rota Esportiva
Embora faltem nove seleções para fechar 32 participantes do Mundial, é possível fazer projeções. Brasil e Espanha na mesma chave? É possível. Confira

Brasil, Espanha, Croácia e Nigéria. Ainda é cedo, mas essa é uma possibilidade de grupo para a Seleção na Copa do Mundo. Com 23 países classificados para o Mundial, e outros 20 candidatos às nove vagas restantes, é possível fazer prognósticos sobre a divisão dos potes do sorteio do Mundial, que será no próximo dia 1º de dezembro, em Moscou. Os cabeças de chave são conhecidos e não mudarão. Outras seleções também sabem em qual pote estarão.

A Fifa utilizará o ranking que será divulgado no próximo dia 16 de outubro como base para dividir as equipes no sorteio. Os jogos da última rodada das eliminatórias africanas e os confrontos das repescagens não entrarão na conta para estabelecer a lista. De acordo com o simulador disponível no próprio site da Fifa, é possível prever o ranking e dividir as seleções em possíveis potes.

A entidade ainda não divulgou detalhes do sorteio. No entanto, além do ranking como referência, manterá outros critérios. Com exceção dos europeus – limitados a dois por grupo –, equipes da mesma confederação não podem estar na mesma chave. Rússia – como país sede –, Alemanha, Brasil, Portugal, Argentina, Bélgica, Polônia e França serão os cabeças de chave. Ninguém mais os alcançarão no ranking.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os possíveis potes da Copa do Mundo (Foto: infoesporte)

Espanha, Inglaterra, Colômbia, México e Uruguai, países já garantidos na Rússia, também sabem que estarão no pote 2. Com suas pontuações, não correm risco de descender ao pote 3. Egito e Irã necessariamente cairão no pote 3. Panamá, Coreia do Sul e Arábia Saudita estarão no pote 4. As demais seleções dependem das definições das repescagens e das eliminatórias africanas para conhecerem em quais potes estarão.

Peru, que enfrenta a Nova Zelândia, Suíça e Itália, caso vencem seus confrontos, completarão o pote 2. Croácia, Dinamarca e Irlanda do Norte também podem formar o segundo pote, mas dependem das quedas de peruanos, suíços ou italianos. Suécia e Irlanda, caso passem, cairão no pote 3.

Entre os africanos, três grupos não decidiram seus classificados. No Grupo A, Tunísia e República Democrática do Congo disputam uma vaga. Ambos podem aparecer no pote 3, mas os congoleses também poderiam cair no pote 4. Entre os demais da África, todos cairiam no pote 4, com exceção de Senegal que, caso fique em primeiro no Grupo D, irá para o pote 3. A última rodada será disputada entre os dias 10 e 12 de novembro.

O jornalista e estatístico espanhol, Alexis Martín Tamayo, conhecido como MisterChip, fez a projeção dos quatro potes do sorteio, caso os países de melhor ranking avancem na repescagem, e os primeiros colocados confirmem a vaga nas eliminatórias africanas:

Fonte: globoesporte

Outras Fotos: